Cuiabá, 23 de Julho de 2024
Notícia Max
23 de Julho de 2024

CIDADES Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024, 08:57 - A | A

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024, 08h:57 - A | A

TELEESTOMATO

Aplicativo permitirá que profissionais de odontologia façam diagnósticos mais rápidos

Da Redação

Os profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde poderão contar com uma nova ferramenta para auxiliar nos atendimentos, exames e diagnósticos. Na manhã desta quinta-feira (8), os servidores da saúde bucal foram capacitados para utilizar o aplicativo TeleEstomato. O serviço atuará contribuindo na rapidez e precisão de laudos odontológicos. O treinamento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRM-MT) e contou com a presença de 80 profissionais.

O aplicativo foi idealizado e desenvolvido por pesquisadores e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Ministério da Saúde. O intuito é que os dentistas possam descrever as características observadas para que um consultor possa dar o diagnóstico à distância, funcionando da seguinte maneira: o profissional plantonista poderá enviar para o sistema fotografias de lesões bucais em pacientes. No prazo de 72 horas, os analistas enviarão um relatório com as condutas que o especialista deverá realizar em cada caso relatado.

Para Sueli Ciappina, coordenadora de saúde bucal da SMS, a ferramenta contribuirá diretamente na qualidade dos atendimentos nos postos de saúde. “Com esse aplicativo, o tempo de resposta dos diagnósticos é muito menor, em 72h o dentista terá em mãos um documento com os encaminhamentos que devem ser feitos. Isso também ajudará a priorizar os pacientes com lesões que requerem atenção”, afirmou Sueli.

A plataforma funciona pelo navegador de internet; o profissional não precisa instalar o aplicativo em dispositivos. Alguns especialistas tiveram a oportunidade de testar a ferramenta, como foi o caso da dentista Fernanda Ferreira.

“O aplicativo vai facilitar o processo e a espera para o paciente ser atendido, e principalmente o tempo de espera para o diagnóstico; assim, podemos encaminhar o paciente para o tratamento adequado para cada situação. Além disso, o dentista mesmo sem a especialização em estomatologia conseguirá tratar as doenças da boca”, pontuou a dentista.

O TeleEstomato já está disponível para os profissionais de odontologia que atendem na assistência odontológica de Cuiabá. A ferramenta foi cedida para o município pela UFPB.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários