Cuiabá, 06 de Julho de 2024
Notícia Max
06 de Julho de 2024

CIDADES Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 16:59 - A | A

Quarta-feira, 22 de Junho de 2022, 16h:59 - A | A

DIÁLOGO

Emanuel anuncia conferência para discutir troca do VLT pelo BRT para dia 7

Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou durante a live na terça-feira (21) a realização da Conferência Municipal sobre o o Modal de Transporte VLTxBRT para o próximo dia 7 de julho, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios de Mato Grosso (AMM-MT). O debate é organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) das 8h30 até às 12h. No período vespertino, o evento ocorrerá de 14h com o término às 18h.

"A Conferência Municipal sobre o Modal VLT x BRT é uma missão do secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, que irá organizar este debate. Será um dia antes da visita da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Quero fazer um debate sério, respeitoso. Vai ser um debate com respeito a posição de cada um. Eu defendo VLT, mas quem defender BRT terá o mesmo espaço e tempo para argumentar. Uma discussão como esta nunca foi feita. E vai ser do mais humilde, ao empresário bem sucedido. Ninguém conhece o VLT, então iremos mostrar tudo. Como funciona o VLT? Quantos foi gasto? A tarifa, manutenção, como vai funcionar o sistema? Como vai ser e quanto será gasto pra concluir essa obra, o traçado que ele faria. E o mesmo será para o BRT, demonstrar quanto foi pago, quanto mais será gasto, quantos ônibus comprados, quanto vai custar, e é o Governo do Estado quem vai pagar? Valor do tarifa e outros. Ninguém sabe, e ficam opinando, batendo boca, mas não conhecem as vantagens e desvantagens tanto do BRT, quanto do VLT", comentou o gestor da Capital.

Conforme Pinheiro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, já confirmou presença no evento e adiantou sua defesa pelo BRT. "Ele vai falar e vai defender o BRT. Será recebido com todo respeito do mundo, não vai ter chilique de ninguém. É um debate técnico para os usuários que dependem de um transporte digno, com toda a garantia de segurança, respeito. muitos já confirmaram presença, e o Botelho é um deles", disse.

Conforme o secretário de Semob, Juares Samaniego, quase 30 entidades, associações e órgãos públicos foram convidados para a discussão. " Alguns profissionais técnicos já declaram defesa ao VLT, e também tem aqueles que defenderão o BRT. Queremos esclarecer o que cada um tem de bom e ruim, com dados técnicos e com exemplos", explicou o representante da Mobilidade Urbana do município de Cuiabá.

Convidados:

- PODER EXECUTIVO DE CUIABÁ

-PODER EXECUTIVO DE VÁRZEA GRANDE

-CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

-CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE

-GOVERNO DO ESTADO

-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MT

-CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MT (CREA)

-FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE MATO GROSSO (FECOMÉRCIO)

-FEDERAÇÃO MATO-GROSSENSE DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRROS (FEMAB)

-ASSOCIAÇÃO DOS MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS (AMM)

-JEAN PEJO – EX-SECRETÁRIO DA SECRETÁRIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS (SEMOB) / SECRETÁRIO GERAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE FERROVIAS (ALAF)

-JOSÉ PICOLLI NETO - DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO E PLANEJAMENTO - VLT RIO DE JANEIRO

-MÁSSIMO GIAVINA – VICE-PRESIDENTE DO SINDICATO INTERESTADUAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS FERROVIÁRIOS E RODOVIÁRIOS (SIMEFRE) - (ONLINE)

-VICENTE ABATE – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA (ABIFER)

-SILVIA CRISTINA SILVA - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE METRÔ (AEAMESP)

-UBIRATAN ALVES DE FREITAS – GERÊNCIA EXECUTIVA DE GOVERNO (GIGOV) DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

-RAFAEL DETONI MORAES - SECRETÁRIO ADJUNTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO METROPOLITANO (SINFRA)

-CONSÓRCIO CONSTRUTOR BRT CUIABÁ – VENCEDOR DA LICITAÇÃO DO BRT

-CREA

-CAU

-UFMT

-IFMT

-FIEMT

-SINDUSCON

-CDL

-FECOMÉRCIO

-UCAMB

-FEMAB

-OAB

-UNIVAG

-UNIC

-MPE

-MPF

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários