Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
Notícia Max
15 de Janeiro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 14:11 - A | A

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 14h:11 - A | A

R$ 120 milhões em investimentos

Emanuel lança obras de revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil

O projeto de melhorias de um dos principais símbolos da cuiabania será executado via PPP

Da Redação

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou, na manhã desta quarta-feira (21), a ordem de serviço para requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil, resgatando a importância histórica e sociocultural do Centro Histórico, modelo visto como vitrine entre as demais capitais brasileiras. As obras estão previstas para terem início nos próximos meses.

O projeto de melhorias de um dos principais símbolos da cuiabania, contempla quatro pavimentos, com mais de 180 lojas, ampla praça de alimentação, quiosques, restaurantes e ambientes climatizados, por meio de investimentos de mais de R$ 120 milhões em área bruta de 3.674 metros quadrados.

O aporte financeiro disponibilizado engloba outras frentes de trabalho de suma relevância, além da construção e operação do novo espaço, a requalificação das vias nas intermediações, criação de espaços adequados aos pedestres, modernização do mobiliário urbano, como por exemplo, bancos públicos, pontos de ônibus, suporte para bicicletas e relógios com conectividade e, por fim, a implantação do estacionamento inteligente, com base nos aspectos arquitetônicos que retratam às origens regionais.

Em seu discurso, o prefeito aproveitou para salientar a conquista inédita da primeira PPP (001) assinada em seu governo, oportunizando um novo sentido para a localidade, impulsionando o desenvolvimento estrutural e financeiro. "Para mim, um cuiabano nato, me sinto orgulhoso de poder liderar um momento como este, onde vamos trazer a juventude, a boêmia para o Centro Histórico, dando sequência ao movimento iniciado pelo ex-prefeito Emílio Vicente Vuolo, ao qual completa 60 anos, causando um impacto enorme em diversos setores, uma cobrança e anseio enorme que perdura entre nós nos últimos 60 anos. Temos que dar vida a essa linda e histórica região de Cuiabá e a solução encontrada foi através da primeira PPP. O que antes estava abandonado, agora recebe toda prioridade. Se Deus quiser, vamos entregar até dezembro de 2024, esse é o nosso desejo", disse.

Inaugurado na década de 60, esta é a primeira vez, nos últimos 30 anos, que o local é agraciado por uma restauração, herança honrosa e humanizada que será deixada pela administração atual em forma de presente às futuras gerações, atraindo os olhares do Poder Público para a capital mato-grossense, transformando-o em mais um ponto turístico e social à disposição dos frequentadores, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).

O titular da SMATED, Francisco Vuolo, declarou que é preciso pensar e colocar em prática políticas públicas de modernização na cidade, sem deixar de lado suas tradições, escrevendo um novo capítulo. "Podemos ver o centro de Cuiabá uma nova roupagem, graças a articulação feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro que possibilitou que a iniciativa privada enxergasse aqui a viabilidade econômica de aporte dos recursos, resultados que veremos em um curto espaço de tempo, com sinalização de ponta, tecnologia 5G, entre outros fatores, um diálogo aberto e transparente com a sociedade, tratando-os de maneira digna e virtuosa", comentou.

O diretor de Planejamento Estratégico da vencedora do certame, Antônio Barreto, comemorou a concretização do acordo, classificado por ele como promissor. "Estamos felizes em assinar a ordem de serviço, uma chance de poder replicar para todo o país. Vamos fazer o máximo possível para cumprir os compromissos e se esforçar para até 2024 tentar desenvolver a maior parte", frisou.

O líder da associação dos permissionários, Sebastião Freitas, reiterou o ponto final da celeuma em torno do negócio popular. "O prefeito Emanuel Pinheiro foi único a nos receber, ouvindo as nossas necessidades e afirmou que iria mudar a realidade e assim fez, garantindo o nosso retorno após o término das obras, dando todo o suporte necessário durante o processo. Nosso muito obrigada", completou.

Estiveram presentes, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o secretário de Governo, Luis Cláudio Sodré, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, a secretária de Educação, Edilene Machado, a secretária-adjunta de Educação, Débora Vilar, o deputado estadual, Wilson Santos, a controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Oséas Machado, a secretária-adjunta de Comunicação, Ieda Barros, diretor da Associação Empresarial e Comercial de Cuiabá, Manoel Gomes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Célio Fernandes, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, Claudecir Contreira.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários