Cuiabá, 23 de Julho de 2024
Notícia Max
23 de Julho de 2024

ESPORTE Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 09:02 - A | A

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 09h:02 - A | A

mercado da bola

Gabigol? Entenda por que ataque não deverá ser a prioridade do Corinthians

Presidente eleito Augusto Melo prometeu contratar reforços para todos os setores do elenco

Globo Esporte

Ao menos no que diz respeito às declarações, o Corinthians tem se mostrado consciente da necessidade de contratar e se reforçar para 2024, mas, embora o presidente Augusto Melo tenha criado expectativas em relação a uma possível chegada de Gabigol, do Flamengo, as prioridades de remontagem da espinha dorsal do elenco apontam para outros setores do time.

Ataque dá mais opções
O setor de ataque, por ora, é um dos poucos que mantém a maioria das peças para 2024. Yuri Alberto, Romero, Gustavo Mosquito, Giovane, Wesley, Felipe Augusto... São nomes que seguirão no grupo na pré-temporada do Campeonato Paulista, tendo como única saída desde o fim do Brasileirão a do garoto Pedro, negociado com o Zenit, da Rússia.

Há de se discutir se o clube precisa incorporar, no setor, qualidade e experiência contratando novas peças, mas é a área do elenco com menos baixas nessa reta final de 2023, com alguns dos garotos citados, como Giovane, tendo caído nas graças de Mano Menezes nos últimos jogos.

Nesse cenário, de ganhar uma peça robusta, Gabigol poderia ser figura ideal para o Timão, mas, abaixo, o ge mostra como outros setores do elenco precisarão de reforços urgentes.

 Meio-campo perde referência
Numa reformulação intensa com a saída de jogadores veteranos do elenco, o meio-campo é o setor que mais perdeu em quesito qualidade e experiência. A técnica de Renato Augusto dificilmente será reposta por uma contratação a curto prazo. Por outro lado, a busca é por maior vigor físico e número de jogos disputados ao longo do ano.

O problema é que, junto com Renato, outra peça relevante foi embora por fim de contrato: Giuliano vinha sendo bastante usado por Mano Menezes no time titular e sua permanência chegou a ser cogitada, já que é mais jovem do que o companheiro e teve menos problemas de lesões.

Com a dispensa da dupla, apenas Matheus Araújo continua como armador "puro" no elenco. No entanto, ele ainda é muito jovem e até franzino fisicamente. Rojas, em má fase e cobrado pela comissão por melhor desempenho, prefere atuar como ponta, mas também deve acabar sendo deslocado para o meio-campo no começo do ano.

Volantes em xeque
Ainda no setor de meio-campo, o colombiano Cantillo foi outro a ser dispensado por estar em fim de contrato. Vinha em baixa, mas deixa também uma lacuna de opções para Mano Menezes, que tem se incomodado com o desempenho de Fausto Vera. No último jogo do ano, o técnico criticou a atuação do argentino, que fez um gol, mas acabou sendo substituído.

Por outro lado, Maycon agrada ao treinador, mas está em fim de contrato de empréstimo e, para mantê-lo, o Corinthians terá que negociar uma cessão provisória pela terceira vez seguida junto ao Sharkhtar Donetsk, da Ucrânia. No momento, a renovação é difícil de se concretizar. A outra possiblidade é negociar uma contratação definitiva, abrindo os cofres.

Cenário que obriga, necessariamente, o Corinthians a se mexer para reforçar o setor antes de pensar no ataque, já que a situação financeira não é das melhores. Nessa linha, o que pode rechear os cofres é uma possível saída de Gabriel Moscardo, que desperta o interesse do Paris Saint-Germain e outros clubes europeus. Ele é titular da equipe, mas a diretoria sabe que será difícil segurá-lo.

Defesa é incógnita
Já no setor defensivo está a primeira e até o momento única contratação para 2024: o lateral-esquerdo Hugo, do Goiás, que chegará para suprir a aposentadoria de Fábio Santos e disputar a posição com Matheus Bidu. Na direita, Fagner segue como titular, e Rafael Ramos pode ser negociado para abrir espaço para o jovem Leo Maná, oriundo da base.

No gol, Carlos Miguel aparece tentando pedir passagem, mas Cássio deve seguir no elenco, embora já tenha externado sua insatisfação com algumas cobranças e questionamentos. Em outubro, ele chegou a dizer que poderia procurar outro clube se "estivesse atrapalhando".

Na zaga, após a dispensa de Gil, o "x" da questão tornou-se Bruno Méndez. O uruguaio tem uma oferta de renovação em mãos e ainda não deu resposta ao clube. Ele ficará livre de vínculo em 1º de janeiro. Por outro lado, o Bahia devolveu o zagueiro Raul Gustavo, que chega, a princípio, para compor elenco ao lado de Caetano. Lucas Veríssimo começa o Paulistão como titular, mas só tem contrato até o meio do ano e está emprestado pelo Benfica, de Portugal, o que obrigará o Corinthians a negociar.

Possibilidades e questões que tornam os setores de meio-campo e defesa mais vulneráveis neste fim de temporada e começo de uma nova gestão. O torcedor, por sua vez, espera que o discurso da nova diretoria se concretize e sejam feitas, de fato, dez contratações e para todas as posições.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários