Cuiabá, 22 de Fevereiro de 2025
Notícia Max
22 de Fevereiro de 2025

FICA ESPERTO Domingo, 16 de Fevereiro de 2025, 18:21 - A | A

Domingo, 16 de Fevereiro de 2025, 18h:21 - A | A

EM CUIABÁ

Secretário de Meio Ambiente reúne arquitetos, engenheiros e apresenta plano de ação

A iniciativa é vista como um elo de confiança que ajuda a criar laços de parcerias.

Redação

O secretário Municipal e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, José Afonso Portocarrero participou de um bate-papo com cerca de 30 profissionais engenheiros e arquitetos urbanistas, esta semana, na sede Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), no centro de Cuiabá.

A ação atende a um convite da categoria e, dentre os assuntos explanados, a agilidade na liberação de projetos (Alvarás), arborização da cidade, planejamento urbano e Plano Diretor foram abordado. A iniciativa é vista como um elo de confiança que ajuda a criar laços de parcerias.

Portocarrero é arquiteto e urbanista, tendo participado da criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, há cerca de 30 anos, onde também atuou como primeiro secretário da pasta. 

É notório que a perspectiva da cidade é outra desde então, deu um salto enorme de crescimento, expandindo-se em outras regiões e com isso os desafios são outros. “Estamos trabalhando para destravar a cidade como reforça sempre o prefeito Abilio Brunini”, frisou Portocarrero.

Do diálogo surgiram alguns apontamentos e sugestões, como políticas públicas para o planejamento metropolitano, a chegada da ferrovia, a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, tratamento de resíduos sólidos, e outros.

Portocarrero informou que já foi encaminhado para o Governo do Estado uma solicitação para que Cuiabá participe do Conselho da Região Metropolitana. Também foi sugerido que os gestores se atentem em projetos que dão certo nas grandes cidades brasileiras.

O engenheiro civil e presidente do IEMT, Rodrigo Senra, avaliou como excelente o diálogo. “O secretário é bastante aberto as considerações, ouviu todas as nossas demandas. Vamos compilar tudo num documento, entregar isso em mãos, para ele. Eu vejo que temos uma perspectiva muito grande de alinhamento e estreitamento de relações tanto do Instituto quanto da Prefeitura e das Secretarias. Acho que a gente pode caminhar junto e crescer muito, ajudar Cuiabá a crescer”, destacou Rodrigo.

Para Portocarrero, foi de suma importância receber o apoio e construir alianças em prol de Cuiabá. “É exatamente isso, estamos no início de uma gestão, temos recebido uma quantidade de pessoas, de entidades, que têm vindo voluntariamente apresentar sugestões, fazer comentários. Isso significa muito, mostrando a vontade e desejo dos cuiabanos por uma cidade com mais qualidade”, disse o secretário.

Vale ressaltar que o IEMT é uma instituição com 65 anos no mercado, fundada antes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) com a união dos engenheiros, sendo um dos fundadores o engenheiro Cássio Veiga de Sá. Atualmente, congrega todos os profissionais do sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e CREA, com cerca de 200 associados e uma cadeira no conselho do CREA.

Também estiveram presentes o secretário adjunto de Meio Ambiente, Valdinir Piazza Topanoti e o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Josino Bisneto de Moura.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários