Cuiabá, 04 de Abril de 2025
Notícia Max
04 de Abril de 2025

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 10:13 - A | A

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 10h:13 - A | A

GUERRA TARIFÁRIA

Carne bovina: apesar da nova tarifa, Abiec crê em estreitamento de parceria com EUA

Estados Unidos enfrentam um ciclo de alta de preços da carne bovina; Brasil pode garantir volume, qualidade e preço aos americanos, diz Abiec

CANAL RURAL

Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) diz ainda estar “avaliando e estudando” as tarifas de importação anunciadas, nesta quarta-feira (2), pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

No caso do Brasil, o presidente norte-americano anunciou tarifas de 10%. “Primeiro vamos entender o anúncio (feito por Trump) para nos pronunciar”, diz a Abiec, por meio da sua assessoria de imprensa.

A Abiec lembra também que, atualmente, a carne bovina brasileira que entra nos Estados Unidos é taxada em 26,4%, caso ultrapasse a cota de 65 mil toneladas, que é distribuída entre dez países. “Esta cota, que é anual, costuma se esgotar logo no primeiro mês do ano”, ressalta. “Mais de 70% do que exportamos de carne bovina no ano passado entraram com a tarifa de 26,4%.”

A Abiec diz que, apesar disso e das tarifas agora impostas por Trump, a entidade “acredita num estreitamento da parceria entre Brasil e Estados Unidos, já que os norte-americanos enfrentam desafios no ciclo pecuário e, por pelo menos dois anos, precisarão de quem possa garantir volume, qualidade e preço”, diz a Abiec, que complementa: “E esse parceiro é o Brasil”.

 

Os Estados Unidos enfrentam, atualmente, um ciclo de alta de preços da carne bovina, em função da oferta restrita de bovinos para abate. O Brasil, embora também esteja entrando agora neste ciclo de alta, tem condições de fornecer a proteína vermelha, já que exporta em média apenas 25% do que produz.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários