A Parceria se iniciou com a ida de equipe da Aquamat, em Agosto deste ano, até a Embrapa com levantamentos e apontamentos de situações locais de aquicultores e do setor produtivo num todo, em busca de ajuda. Desde então a Embrapa firmou a parceria realizando a primeira visita ao estado em setembro. Os pesquisadores enviados da área da produção e manejo fizeram uma missão cheia palestras, visitas informativas, e pesquisas para poder melhorar e implantar uma nova forma de trabalho para os aquicultores, conforme levantamento apresentado pela Aquamat.
Desta forma está sendo desenvolvida uma ferramenta para o piscicultor, ferramenta pela qual o produtor poderá usar para fazer gestão do plantel de reprodutores da sua produção.
Inicialmente se criou um grupo de aquicultores para validar as ferramentas de trabalho e as novas formas, onde os pesquisadores da Aquamat estão qualificando os membros deste grupo para executar essas atividades, validando a tecnologia que já é utilizada em outros setores de pecuária. Posteriormente esse grupo estará apto para repassar todo o conhecimento e forma de trabalho, inovadora em nosso estado até então, para todos os outros produtores locais. Por ser momento de validação e desenvolvimento da tecnologia, nesse momento, o grupo é reduzido.
A Tecnologia utilizada é de ponta, usada para fazer análise de parentesco, e no caso dos peixes identifica introgressão entre espécies e codificação de pureza específica das espécies nativas. Altamente utilizada na agropecuária, em quase todos os animais reprodutores tem modelo de negócio dinâmico, tudo depende da aceitação da tecnologia e da adequação do setor. Por vezes são empresas que fornecem, outras vezes são serviços terceirizados.
Essa fase é de teste, finalização, funciona atualmente como teste diagnóstico e na medida que for sendo desenvolvida, visiona-se a criação de ferramentas de softwares para agilizar e sistematizar a gestão interna dos planteis nas propriedades.
Além da tecnologia, essa parceria trará técnicas adequadas que fomentará o crescimento das produções no estado, visto que nossos aquicultores são empenhados e empreendedores, e necessitam da ajuda da Embrapa e da Aquamat para desenvolver cada vez mais esse potencial nato.
A equipe da Aquamat agradece e reconhece a importância dessa parceria com a Embrapa para todos os nossos produtores.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários