Cuiabá, 15 de Julho de 2024
Notícia Max
15 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 15 de Julho de 2024, 05:50 - A | A

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024, 05h:50 - A | A

FLOR DE COCO

Com toques de regionalidade, confeiteira faz sucesso com doces artesanais em Cuiabá

As frutas utilizadas, que são adquiridas da agricultura familiar, são escolhidas uma por uma e preparadas por dias, até chegar ao ponto ideal

Elloise Guedes

Trabalhar com o que gosta e ser bem sucedida, esse foi o caminho trilhado pela confeiteira Helaine Magalhães, que agarrou as oportunidades ao começar a fazer alguns doces para vender, há cinco anos. Hoje, ela tem a sua própria loja, a Flor de Coco, que funciona como ponto de retirada, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. O sabor regional e exclusivo desperta os prazeres da memória afetiva sintetizado pelo talento da empreendedora que busca ingredientes da roça para transformá-los em doces saborosos e inesquecíveis.

Natural de Quatro Marcos (a 308 km de Cuiabá), Helaine ficou conhecida no estado por resgatar e vender suas famosas Flores de Coco, um doce do século XIX, que era usado para enfeitar as mesas de grandes casamentos do passado. Após ingressar no curso de gastronomia, a doceira se interessou nos doces antigos, assim, ela estudou e buscou novos conhecimentos no assunto. Ao Notícia Max, a confeiteira contou como começou sua paixão pelo doce artesanal. Os doces foram objeto de pesquisa acadêmica feita em Goiás Velho, terra de Cora Coralina e de doceiras de mão cheia.

Notícia Max

Notícia Max

 

"Na faculdade eu encontrei o que queria, que era trabalhar com referências antigas, referência de roça. Foi quando nasceu o Flor de Coco de fato. Teve muitos erros para chegar até aqui e com isso fui aprendendo a chegar ao meu objetivo. Com referências de doceiras antigas, busquei conhecimento e me aprofundei nessa área. Esse doce aprendi a fazer em Goiás Velho, com uma colega em troca de experiências", relatou Helaine.

De forma minuciosa e detalhada, Helaine tem como diferencial a forma de preparo dos doces e a qualidade do produto. As frutas utilizadas, que são adquiridas da agricultura familiar, são escolhidas uma por uma e preparadas por dias, até chegar ao ponto ideal de finalização. Todo o preparo dos doces é divulgado nas redes sociais da loja Flor de Coco. Os vídeos ganham bastante visualizações e a página no Instagram já conta com mais de 35 mil seguidores.

"Como fui criada na roça prezo muito os produtos de lá, pois é um produto artesanal e a gente prioriza a agricultura familiar. E o segredo para ter um doce é não ter pressa para fazer. Fazemos um doce simples, não é simplesmente um doce, tem capricho no que produzimos, alguns doces levam até 15 dias para ficarem prontos. Antigamente, as pessoas tinham o cuidado de um tempo maior para preparar o alimento, e esse jeito de fazer deixa marcado na memória da pessoa e quando preparamos os doces respeitamos esse processo", disse.

Notícia Max

Notícia Max

 

Além da flor de coco, são produzidos doces em compotas que são: de abóbora, leite, furrundu, mamão, e caju – somente durante a safra. A doceria ainda fabrica cristalizados de mamão, casca de laranja, abóbora, abacaxi, caju, além de recheados – limão com doce de leite, redução de cajinjin e lascas de laranja cristalizada, bem como de figo com castanha de baru, mel e pixé.

Bastante encomendados para festas e ocasiões especiais, os produtos da Flor de Coco também são conhecidos como saborosos presentes com um toque de regionalidade. Com exceção da bala de coco, os demais são vendidos sob encomenda para retirada na unidade produtiva ou via serviço de entrega. Hoje, a empresa conta com ajuda de duas colaboradoras e realiza entrega para todo estado e Brasil.

Para quem quiser saber mais informações da Flor de Coco e acompanhar a página no Instagram siga: @flordecococba

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários