Atendendo a premissa do Instituto INCA- Inclusão, Cidadania e Ação, no intuito de promover as políticas sociais voltadas à inserção da pessoa com deficiência em situação de vulnerabilidade, a instituição realizou o projeto Vida em Rodas, que beneficiou aproximadamente 127 pessoas com a doação de cadeiras de rodas, principalmente, além de muletas canadenses e cadeiras de banho, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. Dentre os beneficiados, há pessoas com Alzheimer, criança autista, pessoas especiais com síndrome de down, também acometidas de AVC-Acidente Vascular Cerebral ou doméstico, principalmente por idosos.
O projeto social Vida em Rodas foi desenvolvido com a finalidade de fazer a diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam desses equipamentos, promovendo a logística, bem como a seleção e a entrega, levando em conta a condição de cuidados e atenção especiais para que o bem-estar e a saúde possam ser conservados às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou acamadas.
O público atendido foi encaminhado por diversos setores: médicos dos municípios e particulares, escolas públicas e privadas, entidades: como APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Pestalozzi, além de líderes comunitários.
Realizado pelo Instituto INCA, via emenda parlamentar do deputado Estadual Wilson Santos, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), o projeto veio para contribuir com as políticas públicas que levam acessibilidade e autonomia a esses indivíduos, para o exercício da cidadania e inclusão social.
Para dona Sebastiana, de 78 anos, moradora do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, a cadeira de rodas, além de aliviar suas dores, por estar apoiada em uma cadeira não adequada, fica aliviada, pois depende da filha para tudo. “Ela fica comigo 24 horas. Deixou de fazer todos os serviços dela para cuidar de mim; um coração de ouro aquela menina. Que Deus abençoe a cada um, porque esse diabetes não é brincadeira”, diz emocionada, a idosa.
Histórias como de dona Sebastiana são enfrentadas por diversas famílias, que necessitam de equipamentos para a locomoção, sendo útil tanto para quem vai usar e quem cuida, servindo para sair de casa, principalmente do quarto: não somente para ir ao médico, mas também passear, dando conforto, aliviando as dores físicas e emocionais.
É o caso de Manoel Rodrigues, de 80 anos, morador de Nossa Senhora do Livramento, a cerca de 40 quilômetros de Cuiabá, que está com a saúde debilitada e fica somente na cama. “Ele está apenas com a cadeira de banho e fica só no quarto, então eu quero uma cadeira de rodas que dê para eu levar ele na frente de casa, no posto de saúde, e sem a cadeira a gente não dá conta. Vai melhora a qualidade de vida, porque já são 10 anos que ele sofre com essa enfermidade que vai debilitando, até chegar a esse ponto que não anda mais”, disse dona Eunice, esposa do senhor Manoel.
“Eu quero, primeiramente agradecer a equipe e ao deputado pela generosidade, o atendimento, com carinho. É um projeto maravilhoso de atendimento social para pessoas carentes. Estão de parabéns”, destaca dona Célia, amiga da família e quem solicitou a ajuda.
Lembrando que muitas pessoas e seus familiares tem alto custo com a compra de remédios e fralda geriátrica, passam necessidade com a alimentação, e a cadeira de rodas seria um valor impossível para adquirir.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários