Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
Notícia Max
15 de Janeiro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022, 07:32 - A | A

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022, 07h:32 - A | A

DEZEMBRO COM HORÁRIO ESTENDIDO

MT Hemocentro está com baixo nível de estoque e precisa de doações de sangue

A ação aos sábados tem o objetivo de repor o estoque de sangue, que está crítico, e dar oportunidade a quem não consegue doar durante os dias de semana

Elloise Guedes

O estoque de sangue do MT Hemocentro está baixo e precisa de novas doações. Como forma de chamar a atenção do público, a unidade especializada estará de portas abertas nos sábados de dezembro, das 7h30 às 12h. A unidade tem entre as diversas atribuições suprir a demanda e manter os estoques de sangue para atender aos Usuários do Sistema Único de Saúde no âmbito do Mato Grosso.

A ação tem o objetivo de repor o estoque de sangue, que está crítico, e dar oportunidade a quem não consegue doar durante os dias de semana. Para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o período de férias é um dos momentos em que a unidade mais precisa de doações. “O período de férias é, historicamente, crítico para o banco de sangue e, mais do que nunca, precisamos da solidariedade dos voluntários. Dezembro inspira essa solidariedade e estamos nos mobilizando novamente aos sábados”.

A unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores que doem sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação.

Em Cuiabá, o agendamento para a doação deve ser realizado por este link: mthemocentro.saude.mt.gov.br. A unidade especializada registra estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Ainda estão em alerta os tipos B-, AB+, A+ e B+.

Gian Carla ainda reforça que o sangue não tem substituto e somente por meio dele é possível salvar a vida de quem sofreu um acidente, de pacientes hematológicos, de quem precisa fazer uma cirurgia de emergência ou necessita de transfusão de forma regular. Ela enfatiza que, com apenas uma bolsa de sangue, quatro vidas podem ser salvas.

DOAÇÃO DE SANGUE

Doar sangue não dói, é rápido, fácil, e, principalmente, não debilita e não prejudica a saúde. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue. Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, em torno de cinco litros de sangue. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador e a recuperação são imediatas após o ato.

Cada bolsa de sangue pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio - precipitados. Dos quatro componentes os que têm menor vida útil, e que é um dos mais solicitados, é o concentrado de plaquetas. Sempre é bom ressaltar que o ato da doação é um ato espontâneo e que salva vidas.

Para ser um doador basta sentir-se bem e com saúde, apresentar um documento com foto, válido no território nacional, ter idade entre 18 e 65 anos, estar bem alimentado e pesar 50 Kg ou mais.

O consumo do sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: em anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Ressalta-se que não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.

AGENDAMENTO

Além do link de acesso, as doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários