A inclusão de três grandes obras de infraestrutura no contrato de concessão da BR-163/MT foi aprovada pela área técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Baixada Cuiabana será contemplada com a implantação de uma área de escape na Serra de São Vicente (BR-364), construção de um complexo viário no Trevo do Lagarto (BR-364/163/070) e duplicação do trecho da BR-364, de Várzea Grande até Rosário Oeste. As obras na rodovia foram retomadas depois da troca de controle da empresa para o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, em maio de 2023.
A proposta final de Revisão Quinquenal, artifício contratual que regra a inclusão de investimentos importantes, segue agora para aprovação da diretoria da Agência, que deve confirmar as novas obrigações da Concessionária responsável pela BR-163 em Mato Grosso. Ao todo, nove serviços estão na fase de inclusão no contrato de concessão.
O escopo da Revisão Quinquenal foi discutido com os usuários da rodovia desde o início de 2024 por meio de audiências públicas e participativas. O último encontro ocorreu em dezembro quando foi apresentada a proposta preliminar por parte da Nova Rota. Além da área de escape, do complexo viário e da duplicação da BR-364, a Nova Rota deve receber a missão de resolver questões como construir o ‘Trevão’ de Rondonópolis, disponibilizar a conectividade por sinal 4G ao longo da rodovia, oferecer um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.
O diretor presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, aponta que a aprovação de pautas importantes para os usuários da BR-163 pela área técnica da ANTT demonstra que a empresa está alinhada com os anseios dos motoristas, que são parte importante na construção de uma rodovia cada vez mais segura.
“A Nova Rota sempre esteve em busca de meios para solucionar os gargalos existente no trecho sob concessão. Algumas situações não são uma obrigação da Concessionária, mas impactam diretamente na rotina da nossa operação. Agora, enfim, poderemos fazer esse importante investimento”, comentou o diretor presidente da Concessionária, Luciano Uchoa.
Uchoa destaca que os pleitos também estão alinhados com os anseios de quem realmente utiliza a BR-163, como motoristas, representantes de classes, do agronegócio e do setor de logística. Os assuntos foram debatidos durante todo o ano por meio de reuniões da Comissão Tripartite promovidas pela Nova Rota do Oeste e ainda em audiências participativas realizadas pela ANTT durante o mês de abril de 2024, quando a população teve a oportunidade de apresentar pessoalmente as suas demandas à ANTT. Por fim, em dezembro passado ocorreu a audiência pública para Revisão Quinquenal do contrato da BR-163, dando início à inclusão de novas obrigações com foco na segurança e desenvolvimento da rodovia.
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