Cuiabá, 04 de Janeiro de 2025
Notícia Max
04 de Janeiro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025, 12:16 - A | A

Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025, 12h:16 - A | A

Desenvolvimento

Pinheiro entrega a Cuiabá a segunda fase do Mercado Antônio Moysés Nadaf

Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou a entrega oficial na noite desta terça-feira(31), da segunda etapa do Mercado Antônio Moysés Nadaf, a Feira do Porto. Com a entrega da obra,  a região consolida-se como um dos grandes legados deixados pelo gestor ao longo de seus oito anos de administração. No total, o espaço conta com 176 espaços comerciais e mais de 400 vagas de estacionamento. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Turismo, Lincon Sardinha, do secretário de Ordem Pública, Leovaldo Salles e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo e do presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemes Júnior.

“A região do Porto é o coração histórico e cultural de Cuiabá, mas sempre foi deixada de lado. Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de mudar essa realidade, e hoje estamos entregando um espaço completamente revitalizado, que une modernidade e tradição, valorizando nossos feirantes e devolvendo à população um local digno, funcional e acolhedor. Esta é mais uma prova de que governamos para todos, promovendo inclusão e resgatando o orgulho de ser cuiabano”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

"Essa reforma trouxe muitos benefícios, pois o espaço foi reorganizado e ficou bem diferente do que era antes. Na época, eu e o vice-prefeito trabalhamos para fazer a mudança da feira para cá. Passávamos os dias aqui, trabalhando para arrumar o local. Conseguimos organizar tudo, mas depois de mais de 30 anos, decidimos reformar novamente. Então mudamos para outro lugar enquanto a reforma acontecia, e agora estamos de volta. A reforma ficou ótima, maravilhosa! Antes era muito quente, mas, graças a Deus, agora está excelente. Quanto à reforma, acredito que será uma grande herança deixada pelo prefeito Emanuel. Ele demonstrou muito interesse em melhorar esse espaço. Eu mesmo estava lá, cuidando da minha banca, sem saber que ele viria. Foi quando chegaram e me chamaram para conversar com ele. Vale lembrar que, nos dois mandatos dele, eu estive presente, apoiando desde o começo”,declarou o permissionário Vandir Lopes.

A revitalização do Mercado do Porto, que beneficia diretamente 176 feirantes, inclui a modernização de suas instalações, com a inclusão de câmaras frias exclusivas, quadros de energia individualizados, medidores de água e climatizadores. Além disso, foram realizadas melhorias no calçamento, na acessibilidade, no sistema de drenagem e na substituição do telhado.

Essa entrega se soma a outras ações na área portuária, como a revitalização da Orla do Porto I, a criação da Vila Cuiabana e a inauguração do Aquário Municipal. Essas intervenções transformaram o Porto em um novo polo turístico e cultural da capital, promovendo convivência, lazer e oportunidades para os pequenos empreendedores da região. As obras no Mercado do Porto, somadas à revitalização da Orla, da Vila Cuiabana e do Aquário Municipal, trazem vida a uma área que antes era esquecida.  Durante a solenidade, o  prefeito agradecendo ainda ao ex-senador Blairo Maggi, ao ex deputado federal Neri Geller e ao senador Wellington Fagundes por destinarem emendas parlamentares que possibilitaram a revitalização do Mercado do Porto. 

"Essa obra representa uma virada de página muito importante para o Mercado do Porto, promovida pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O Mercado do Porto é um cartão-postal de Cuiabá, simboliza nossa história e nossa tradição. Aqui, contamos com mais de 200 feirantes que fazem parte desse espaço tão significativo”, declarou o secretário Vuolo.

A estrutura de tendas provisórias utilizadas durante as obras também terá nova finalidade, sendo adaptada para abrigar eventos culturais e gastronômicos, como o Festival da Pamonha, o Festival de Flores e o Festival de Pimenta. Essa estratégia reforça o compromisso de consolidar o Mercado do Porto como um ponto de encontro cultural e turístico, além de fomentar a economia local.

“Os permissionários estão se adequando ao novo espaço, reorganizando as bancas e a disposição de seus produtos. Esperamos por décadas até que essa estrutura estivesse adequada para garantir a segurança e o conforto de nossos visitantes”, destacou o presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemes Júnior.

"Olha, a gente só tem gratidão. O Mercado do Porto é um espaço histórico. Eu estou aqui desde 1995, mas o mercado existe desde 1994, tendo passado por várias gestões que sempre prometeram reformas. Foi através do Jonas Pinheiro que conseguimos a primeira emenda para melhorias, e agora, no segundo mandato do Emanuel Pinheiro, ele realmente olhou para nós e realizou essa reforma tão aguardada. Estamos muito felizes por ele ter entregue essas duas etapas da obra, especialmente porque agora temos um espaço mais confortável, o que é essencial nesse calor intenso de Cuiabá. Só temos a agradecer por essa conquista. Hoje, estamos em um local protegido, com estrutura garantida, e cabe a nós, feirantes, continuar atendendo a população em um mercado muito melhor”, disse Regis, comerciante. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários