Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o plantio e a manutenção de árvores em áreas urbanas, o Poder Judiciário de Mato Grosso concluiu as ações do Programa Verde Novo em 2024 consolidando sua importância ambiental e social. Durante o biênio 2023/2024, o programa distribuiu mais de 48 mil mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma Cerrado, abrangendo os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças. Além disso, realizou 208 ações de conscientização ambiental, que incluíram palestras, plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, e a distribuição de mudas.
Entre as 48.241 mudas distribuídas, destacam-se espécies frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e arbóreas nativas como jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo, além de oitis. Essas ações reforçam o compromisso do programa com a preservação do Cerrado, priorizando espécies nativas, em conformidade com o Decreto Municipal nº 5.144/2012, que regula a arborização urbana de Cuiabá.
Um legado de impacto ambiental
Criado em 2017 pelo Desembargador Rodrigo Roberto Curvo, inicialmente como projeto, o Verde Novo tornou-se um programa institucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com o magistrado fundador atuando como Gestor Executivo. Desde sua criação, o programa já distribuiu 219.197 árvores e promoveu 781 ações de educação ambiental e plantio.
O programa é viabilizado por um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Ação Verde e municípios parceiros, em colaboração com instituições como Energisa, TVCA, Fiagril e Unicred, que apoiam a doação de mudas e a execução das atividades.
Expansão e adesão de novos municípios
Disponível para as 79 comarcas de Mato Grosso, o Verde Novo está aberto à adesão de todos os municípios do estado. Para integrar o programa, os representantes das prefeituras podem entrar em contato com a gestão do Verde Novo pelo telefone (65) 3617-3975 e obter informações para formalizar a adesão ao Termo de Cooperação Técnica.
Empresas interessadas em investir em projetos sustentáveis podem colaborar com a doação de mudas, insumos para o plantio direto de árvores ou apoio às atividades de conscientização ambiental.
Qualquer pessoa interessada em contribuir como voluntário no Programa Verde Novo pode solicitar por e-mail a sua inclusão no grupo de mensagens, onde são divulgados, em primeira mão, o calendário de ações e outras informações sobre as iniciativas do programa.
Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja se engajar na preservação ambiental, participar de ações práticas de plantio de árvores.
Benefícios e integração à Agenda 2030
Os esforços conjuntos promovidos pelo programa visam melhorar os índices de arborização urbana, contribuindo para a qualidade de vida da população. Florestas urbanas reduzem a temperatura, aumentam a qualidade do ar, melhoram a umidade relativa, controlam a poluição visual e sonora e ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Integrado à Agenda 2030 da ONU, o programa Verde Novo contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 11 (cidades sustentáveis) e 13 (ação contra a mudança global do clima). Inspirado pela recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que devem existir ao menos três árvores por pessoa, o programa cumpre sua missão de preservar, restaurar e criar florestas urbanas.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários