Um trabalho feito por muitos, para benefício de todos. Este é o saneamento básico, que em nossa cidade passa, desde 2017, por um forte processo de melhoria e expansão. Os históricos avanços em cobertura e os robustos investimentos financeiros nos serviços de água e esgoto alçaram a capital mato-grossense a um novo posicionamento no cenário nacional, tornando a cidade uma das referências no cumprimento de metas estabelecidas pelo Marco Nacional do Saneamento Básico.
Premiada seguidas vezes pelo Instituto Trata Brasil, Cuiabá conta hoje com estruturados sistemas de água tratada e esgotamento sanitário doméstico, aparelhados com alta tecnologia e capazes de atender com segurança e regularidade as demandas da população. A gestão dos serviços é focada na busca constante por excelência nas entregas, visão compartilhada por todos os cerca de 600 profissionais que atuam na Águas Cuiabá, time do qual faço parte, com muita honra e respeito.
Somados a nós, os trabalhadores de empresas terceirizadas também fazem parte do conjunto de pessoas dedicadas a levar mais qualidade de vida às famílias cuiabanas por meio do saneamento básico. A instalação de novas redes coletoras de esgoto, as manutenções em tubulações, a pavimentação de trechos que passaram por intervenções, os testes de qualidade nas estações de tratamento, o atendimento aos clientes e outras tantas atividades desenvolvidas todos os dias só são possíveis graças à dedicação de muita gente.
Sim, pessoas que, diversas vezes, precisam interditar ruas e avenidas para desempenhar suas tarefas. Ou que interrompem temporariamente o abastecimento de água para manutenções. Pessoas que pela própria natureza desses serviços diários, ora passam despercebidas ora estão altamente evidenciadas no cotidiano da cidade. Mas que, com certeza, não fazem nada disso inadvertidamente.
O saneamento é complexo e precisa ser adequadamente compreendido. Muitas de suas etapas ocorrem em ambiente subterrâneo. Ou seja: para acessar um encanamento de água para manutenção, por exemplo, é necessário abrir uma vala. Aliás, com frequência, a situação encontrada no subsolo é mais grave do que inicialmente aparentava. Por isso, determinados trabalhos podem durar mais tempo que o previsto, assim como seus impactos em mobilidade ou abastecimento.
Essencial, complexo e árduo. Com 30 anos de atuação na área de engenharia e saneamento ambiental, me sinto apto a atribuir estes três adjetivos ao trabalho no saneamento básico. Construir uma carreira no setor requer dedicação, conhecimento e, sobretudo, empatia, com clareza de propósito: gerar benefícios diretos e constantes à comunidade. Feito por pessoas, para pessoas, o saneamento é essencialmente, coletivo.
(*) LEONARDO MENNA BARRETO é Diretor geral da Águas Cuiabá.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários