Cuiabá, 26 de Agosto de 2024
Notícia Max
26 de Agosto de 2024

OPINIÃO Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 08:35 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 08h:35 - A | A

PROFESSORA DORA CUNHA

Transformando resultados em legado

Mas será que esses números são suficientes para assegurar a qualidade da educação na cidade e, mais importante, como esses resultados podem ser traduzidos em uma melhoria real e sustentável na educação e em outras áreas do município?

PROFESSORA DORA CUNHA

Os recentes dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) trouxeram uma boa notícia para o município de Nossa Senhora de Livramento. Com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) superior à média nacional, o município destacou-se com notas de 5,9 nos anos iniciais e 4,4 nos anos finais. Mas será que esses números são suficientes para assegurar a qualidade da educação na cidade e, mais importante, como esses resultados podem ser traduzidos em uma melhoria real e sustentável na educação e em outras áreas do município?

A qualidade do ensino em Livramento não é novidade, já que o município ocupa o 18º lugar entre os 141 municípios de Mato Grosso em termos de alfabetização. Esse avanço é, em grande parte, fruto do trabalho incansável de sete anos à frente da pasta da educação. Agora, estou disputando uma vaga no legislativo porque tenho convicção de que o sucesso obtido na educação pode e deve ser replicado em outras áreas do governo municipal. A experiência bem-sucedida na secretaria de educação é uma prova de que é possível transformar setores públicos com liderança competente e políticas bem planejadas.

No entanto, os desafios não terminam com bons números no IDEB. As escolas do município que se destacaram na avaliação mostram que é possível obter bons resultados mesmo em contextos adversos, como na Comunidade Rural de Figueiral, região do Baixo Pantanal. Mas o sucesso dessas escolas levanta uma questão crucial: como garantir que essas boas práticas sejam ampliadas para todos os serviços públicos da cidade?

Minha candidatura a vereadora traz à tona um debate importante: a transferência de experiências de sucesso na educação para outros setores do governo municipal. Se as práticas que deram certo na educação forem aplicadas em áreas como saúde, infraestrutura e segurança, Livramento pode se tornar um exemplo a ser seguido em gestão pública. No entanto, essa transição exige planejamento, comprometimento e, acima de tudo, a disposição de colocar o interesse público acima de tudo.

Serviços públicos de qualidade são a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Os números alcançados por Livramento mostram que o município está no caminho certo, mas também destacam a importância de não se contentar com o que já foi alcançado. É preciso continuar avançando, expandindo as boas práticas e garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde, esporte, lazer e educação que realmente transforme suas vidas e a realidade do município.

Essa é a verdadeira missão de qualquer agente público que queira deixar um legado duradouro para as futuras gerações. Essa será a minha missão como vereadora!

(*) PROFESSORA DORA CUNHA é ex-secretária de Educação de Nossa Senhora do Livramento e candidata a vereadora.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários