Cuiabá, 26 de Agosto de 2024
Notícia Max
26 de Agosto de 2024

CIDADES Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 05:37 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 05h:37 - A | A

Mercado de trabalho

“Estamos há anos no pódio dos estados com mais emprego”, comemora Mauro

Conforme os dados do IBGE, Mato Grosso tem a segunda menor taxa de desocupação com o índice de 3,3%

Da Redação

“Meus amigos, é muito gratificante ver que o nosso estado tem hoje a segunda menor taxa de desemprego do país, segundo o IBGE. Isso demonstra que todo o nosso esforço e trabalho têm sido fundamentais para garantir emprego e renda para todos os mato-grossenses”, comemorou Mauro Mendes em suas redes sociais o resultado conquistado pelo Estado no 2º trimestre de 2024, nos meses de abril, maio e junho.

Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso tem a segunda menor taxa de desocupação com o índice de 3,3%, atrás somente de Santa Catarina, com 3,2% de desocupação.

Segundo o levantamento, atualmente, 67,7% dos mato-grossenses estão ocupados, sendo 222 mil pelo setor público, 805 mil pela iniciativa privada com carteira assinada e 645 mil de forma informal. Já as maiores taxas de desemprego por estados foram encontradas em Pernambuco (11,5%), Bahia (11,1%) e Distrito Federal (9,7%).

Mauro destacou que a gestão vai continuar investindo pesado para desenvolver Mato Grosso, tocar milhares de obras e atrair mais empresas e empregos. Sob o comando de Mauro, nos últimos anos o Estado conseguiu se destacar no país em políticas públicas e ações que elevaram a qualidade de vida da população e ajudaram a alçar o estado como um dos mais promissores do Brasil.

Conforme o IBGE, Mato Grosso reduziu a taxa de desocupação em 50% de 2020 a 2022, passando de 8,6% para 4,4%. Em 2023, o Estado figurou na lista entre as três menores taxas do país e chegou a liderar o pódio no 3º trimestre. Já em 2024, o Estado iniciou o ano como o líder de empregabilidade no 1º trimestre, e segue estável com a segunda menor desocupação do Brasil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda, destaca que os dados mostram um cenário estável em Mato Grosso, e explica que isso se dá em razão dos investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso para o desenvolvimento do Estado.

“O governador Mauro Mendes pegou um Estado quebrado e o recuperou. Depois dessa recuperação, veio a estruturação da Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura, o que tornou Mato Grosso um lugar seguro para se investir. Criamos uma política de incentivos fiscais com adesão rápida e desburocratizada, promovendo estímulo à indústria, comércio e produtores rurais. Essa e uma séria de outras ações possibilitaram o estímulo e crescimento do mercado de trabalho de Mato Grosso. Seguimos comprometidos em continuar implementando iniciativas que promovam o crescimento econômico", afirma.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários