Cuiabá, 24 de Fevereiro de 2025
Notícia Max
24 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 05:53 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 05h:53 - A | A

Nova mesa diretora

Max Russi garante a Assembleia Legislativa mais acessível à população.

Novo presidente quer o um Parlamento de “portas abertas” e em harmonia com os demais poderes

Da Redação

O deputado estadual Max Russi (PSB) assumiu o comando do Legislativo estadual com a promessa de tornar a Assembleia mais acessível à população, com um Parlamento de “portas abertas” e em harmonia com os demais poderes, sendo um presidente municipalista.

O compromisso foi reforçado durante encontro de prefeitos promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na semana passada, quando o parlamentar destacou a importância da parceria entre o Estado e os municípios e, em especial, do apoio que a ALMT vem dando para as cidades, seja por meio de projetos de lei ou destinação de emendas.

Russi destacou o empenho dos deputados estaduais em aprovar legislações que beneficiem diretamente os municípios, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos e a qualidade de vida da população.

Max também implementou o ALMT Fiscaliza, com foco em resultados eficazes, diálogo com a sociedade e mais transparência nos assuntos parlamentares. Conforme a Mesa Diretora, autora do Projeto de Resolução que criou o programa, o projeto representa um avanço significativo na atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, fortalecendo o papel fiscalizador das Comissões Permanentes e aprimorando a avaliação das políticas públicas no Estado. “O objetivo é assegurar um acompanhamento contínuo e estruturado das ações governamentais, promovendo maior transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos”.

Conforme a Mesa Diretora, ao estabelecer que cada Comissão Permanente defina um tema específico para monitoramento aprofundado ao longo do ano, o ALMT Fiscaliza “permitirá uma análise criteriosa das políticas públicas, identificando boas práticas e corrigindo eventuais falhas na execução dos programas governamentais”.

A experiência de Russi à frente da Mesa Diretora é uma garantia de que a Casa continue com o trabalho transparente e reforçando investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura.

À frente da Primeira-Secretaria, Max alcançou uma economia equivalente a R$ 100 milhões. Esses resultados foram possíveis graças a mudanças administrativas, como a informatização do sistema financeiro e adequações impostas pelos sistemas Aplic e e-Social. Essa modernização, realizada em parceria com a Secretaria de Controle Interno, foi considerada essencial para garantir o uso regular e eficiente dos recursos públicos.

Com isso, a transparência e a eficiência foram reconhecidas em âmbito nacional. Por dois anos consecutivos, o Legislativo recebeu o Selo Diamante de Qualidade e Transparência na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública.

Max revela ainda que a integração informatizada das áreas de contrato e licitação, que passaram a ter seus procedimentos ligados ao sistema contábil e financeiro e com o Portal Transparência e a capacitação do corpo técnico deram autossuficiência à ALMT no envio das prestações de contas.

“Essa também foi uma das ações que geraram economia para a Assembleia, que ao invés de contratar pessoas de fora, valoriza seus próprios servidores, dando autonomia e confiabilidade a mais nos processos. Todos os servidores passaram por treinamento e atualização para o entendimento de termos técnicos e normativas da Lei Federal”, acrescentou Max.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários