Cuiabá, 28 de Julho de 2024
Notícia Max
28 de Julho de 2024

CIDADES Sábado, 20 de Julho de 2024, 07:17 - A | A

Sábado, 20 de Julho de 2024, 07h:17 - A | A

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Sefaz disponibiliza Boletim Orçamentário em linguagem de fácil compreensão

Objetivo é o ajudar o cidadão a entender melhor as finanças do Estado

Redação

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) disponibilizou, nesta quinta-feira (18.07), o Boletim Orçamentário em linguagem simples, um relatório referente ao 1º bimestre de 2024, que mostra como o Estado de Mato Grosso está aplicando o dinheiro e a forma como estão sendo utilizados os recursos financeiros em políticas públicas, como educação, saúde e segurança, em um formato de fácil compreensão.

Disponível no site secretaria, na área de Gestão Fiscal, a primeira edição do documento detalha as receitas e despesas e indicadores econômicos, facilitando a compreensão da população sobre a Administração Pública Estadual, permitindo que todos tenham acesso à informação sobre os gastos públicos e investimentos dos recursos que são arrecadados pelo Governo do Estado. Ele será disponibilizado bimestralmente.

De acordo com o secretário-adjunto do Orçamento Estadual (Saor), Ricardo Capistrano, a elaboração e divulgação desse documento é uma iniciativa da Sefaz de democratizar e simplificar o acesso ao orçamento público.  

“O Boletim Orçamentário em linguagem simples é um instrumento de transparência orçamentária que possibilita ao cidadão conhecer e acompanhar os destinos do dinheiro arrecadado, com uma linguagem de fácil compreensão. O documento se insere no rol de iniciativas que buscam tornar o orçamento público estadual mais acessível, instrumentalizando o exercício permanente da democracia e da cidadania”, afirmou o secretário-adjunto, Ricardo Capistrano.

O instrumento busca explicar de maneira clara e acessível como o Governo utiliza os recursos públicos e por meio dele, o cidadão pode acompanhar de perto os gastos públicos, identificar como o dinheiro está sendo utilizado e, consequentemente, cobrar das autoridades ações mais eficientes e direcionadas para áreas que considera prioritárias. A transparência proporcionada pelo documento é uma ferramenta fundamental para fortalecer a participação cidadã e a fiscalização das contas públicas.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários