Cuiabá, 14 de Janeiro de 2025
Notícia Max
14 de Janeiro de 2025

CULTURA Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024, 16:04 - A | A

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024, 16h:04 - A | A

lançamento

Obra de Promotor de Justiça traz reflexões sobre atuação ministerial e o olhar para o outro

O autor captura as vivências, as dores, as angústias, a esperança e a odisseia de nós seres humanos

Da Redação

“A vida parece-nos incompatível com uma atuação institucional formal, burocrática, de números, de nomes, lenta e despreocupada com a entrega à sociedade de resultados concretos. Para assumir uma ‘visão viva’, penso eu, a pessoa (antes de ser profissional, é ser humano) deve ser capaz de, estando no mundo, saber-se nele”. O trecho foi extraído de um dos mais de 40 artigos que integram o livro “A Promotoria, a Rua e a Gente”, de autoria do promotor de Justiça Emanuel Filartiga, que será lançado nesta sexta-feira, às 17h30,  no  XXV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O autor captura as vivências, as dores, as angústias, a esperança e a odisseia de nós seres humanos, se aventurando em artigos aleatórios que procuram olhar para o outro não apenas como um promotor de Justiça, mas com compreensão e compaixão. Filartiga consegue a façanha de transformar emoção em bálsamo, a realidade em álcool na ferida, mas ao mesmo tempo uma fonte de cura, de esperança, de fé.

“Sua escrita tem jeito de Realismo Romântico, tão transparente como a verdade do dia a dia, e, inexplicavelmente, mesmo que contrariado e aborrecido, defende com os olhos o direito do outro não só na escrita, mas sobretudo em suas ações”, destacou a mestre e especialista em Educação e psicóloga clínica do Mato Grosso do Sul, Ruth Helena Molina Filartiga, no posfácio da obra.

Autor do livro, o promotor de Justiça Emanuel Filartiga explica que os artigos foram escritos sem a pretensão de se tornar uma publicação. “As ideias surgem do inesperado. Inicialmente, os artigos eram divulgados na página do Ministério Público e depois foram ganhando espaço em outros sites e acabei sendo convencido a levá-los para o mundo”, destacou.

Programação - O XXV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso será realizado nos dias 5 de 6 de dezembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, com transmissão em tempo real por meio da plataforma Microsoft Teams.

Com o tema “36 anos da Constituição Federal e os Desafios Institucionais do Ministério Público”, o evento é destinado a todos os integrantes da instituição e visa fortalecer ainda mais a atuação do MPMT, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes. A abertura está prevista para 19h do dia 5 de dezembro (quinta-feira).

O XXV Encontro Estadual do MPMT é realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por meio da Escola Institucional, com apoio da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários