Cuiabá, 14 de Janeiro de 2025
Notícia Max
14 de Janeiro de 2025

CULTURA Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 10:52 - A | A

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 10h:52 - A | A

EM FIGUEIRÓPOLIS D’OESTE

Piquenique Literário marca início das férias escolas na Escola Estadual Barão de Melgaço

Objetivo foi despertar o gosto dos alunos pela leitura e fortalecer o vínculo com a escola de maneira interativa

Da Redação

Há três dias para encerrar o ano letivo de 2024, que ocorrerá nesta sexta-feira (13.12), a Escola Estadual Barão de Melgaço, em Figueirópolis D’oeste, se transformou em um cenário de trocas culturais durante um Piquenique Literário que marca o início das férias escolares. O objetivo foi apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico da escola, além de valorizar a leitura literária no cotidiano de crianças e jovens.

O evento especial e voluntário, direcionado aos alunos do 6º e 7º anos, foi organizado pela bibliotecária da escola, Aparecida Vieira Machado dos Santos, com apoio da professora de Língua Portuguesa, Silmara Carina Garcia Dias, além do envolvimento da gestão escolar e da coordenação pedagógica.

“Piquenique remete ao sabor e à degustação, mas, no nosso caso os alunos se fartaram foi dos livros. Escolhi cuidadosamente obras clássicas e contemporâneas, evidenciando a riqueza da literatura nacional. O lanche servido durante a leitura foi apenas um detalhe”, explicou Aparecida.

A professora Silmara disse que o evento contribuiu para despertar o interesse dos alunos pela leitura, apresentar as emoções, o exercício da imaginação, além de formar leitores críticos e socialmente atuantes desde a infância.

“Levar a leitura ao encontro do aluno e vice-versa é um compromisso da educação e de pessoas verdadeiramente comprometidas com ela. Enquanto educadores, exercemos papel fundamental na mediação para a construção desse conhecimento e temos consciência disso”, completou Silmara.

Espalhados estrategicamente pela área externa da escola em cestas ou sobre tapetes, os livros mais acessíveis e visível para todas as crianças. “Esta atividade não apenas estimulou a criatividade, mas também fortaleceu o vínculo das crianças com a literatura de maneira interativa”, concluiu Aparecida dos Santos.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários